Exército prevê concluir obras do Aeroporto em março, mas data de reabertura é incerta

Por Jhonatan Xavier

Após contato com o Exército Brasileiro, responsável pelas obras da primeira etapa de revitalização do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) divulgou nesta sexta-feira (16/2) informações acerca ao andamento dos trabalhos, que tiveram início em maio de 2021 e, desde então, segue sem receber voos.

Segundo as informações, a obra está na etapa de sinalização horizontal e vertical da pista e pouso e decolagem, além de balizamento e sinalização horizontal da Taxiway A e do Pátio de Aeronaves antigo, que compõe a ‘Fase Ar’ dos serviços.

Após a conclusão deste serviço, a Prefeitura de Dourados deverá acionar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo são unidades que executam atividades de controle do tráfego aéreo e de Defesa (Cindacta II), para realizarem as inspeções de liberação do aeroporto. 

Sobre a previsão de entrega da obra e início da operação do Aeroporto Regional de Dourados, a Aced informa que foi dada prioridade para a conclusão dos serviços da ‘Fase Ar’, e a mesma deve ser entregue até o fim de março deste ano.

Já o prazo de conclusão da obra, incluindo a ‘Fase Terra’, foi prorrogado até 30 de junho de 2024. Prorrogação decidida durante reunião realizada em Dourados no dia 13 de setembro do ano passado, com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil e do Exército Brasileiro.

A Prefeitura informou que o processo de homologação já está em andamento no Cindacta, entretanto, a visita técnica da Anac só poderá ser realizada após o Exército entregar a conclusão da sinalização.

Enquanto os trabalhos de revitalização do terminal de embarque e desembarque, que estava sob a responsabilidade da Prefeitura, estão 90% concluídos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *