Avião interceptado pela FAB carregava 565 quilos de cocaínaPiloto de 31 anos tentou fugir, mas foi preso em flagrante; droga ficou espalhada em estrada vicinal

Por Folha de Dourados

Na manhã desta terça-feira (09), a FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou nas proximidades de Londrina/PR, uma aeronave de modelo Cessna 182, matrícula PT-CPR, com mais de 500 quilos de cocaína que ingressou no espaço aéreo brasileiro pelo Mato Grosso do Sul, oriunda do Paraguai.

Segundo as informações, dois aviões de defesa aérea foram empregados na ação, junto com a Polícia Federal.

Quando entraram no espaço aéreo brasileiro, o avião passou a ser monitorado pelas autoridades. Nisso, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos e aeronave foi classificada como suspeita. Logo depois, se determinou que o piloto fizesse o pouso obrigatório em Londrina.

A aeronave não cumpriu a ordem e fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Santa Cruz do Rio Pardo/SP. Após isso, a PF assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS), quando o piloto foi detido e a carga que transportava apreendida.

Na aeronave foram apreendidos 565 quilos de cocaína.

De acordo com as investigações, o avião possivelmente é clonado, uma vez que o verdadeiro teria sido inutilizado em operação da própria Polícia Ferderal na terra indígena Yanomami em maio de 2023.

O piloto era habilitado desde 2021, foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *