Por Adriano Moretto e Osvaldo Duarte
Uma equipe do SIG (Setor de Investigação Geral) do 1º Distrito Policial de Dourados prendeu, na tarde desta terça-feira (2/9), Lucas Fernandes de Luna, 35.
O flagrante ocorreu na rua Isidoro Pedroso, na Vila Alba, após denúncia de violência psicológica cometida por ele contra a mãe, uma idosa de 63 anos.
Na casa, as equipes ainda encontraram uma pistola .380 e 19 munições, além de aproximadamente 300 gramas de skunk, balança de precisão, aparelhos celulares e ainda objetos com vestígio de cocaína que seriam do suspeito.
Arma e algumas munições apreendidas – Foto: Osvaldo Duart/Dourados News
Conforme o delegado responsável pela ação, Demerval Inácio da Cruz Neto, populares realizaram denúncia à polícia, que deu início ao monitoramento na residência. Após os levantamentos realizados, ocorreu a ação.
“Havíamos recebido denúncias da vizinhança acerca de traficância na localidade, bem como uma situação ali de violência doméstica, de violência psicológica contra uma pessoa idosa. E nós, então, diligenciamos, levantamos algumas informações nos dias que se sucederam e constatamos a veracidade dos fatos hoje”, disse ao Dourados News.
O policial relatou ainda que quando as equipes entraram no imóvel, conseguiram localizar a arma e entorpecentes.
“Verificamos de pronto que havia no local uma arma de fogo e já conseguimos localizar ele [o autor] dentro da residência com uma quantidade significativa de drogas, com balança de precisão que indicavam de fato a traficância”, afirmou.
Delegado Demerval Inácio da Cruz Neto falou ao Dourados News sobre o caso – Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News
Ainda conforme Demerval, aparentemente a pressão psicológica por parte do rapaz contra a idosa ocorria há anos devido ao temor da vítima na chegada dos policiais, porém, ela negou tal situação.
“Pelo que nós pudemos constatar, já há alguns anos [o tempo da pressão]. Vimos ali que no momento da prisão ele estava em posse do celular, bem como dos cartões da vítima. Então, constatamos que de fato estava ocorrendo essa situação. Vimos também grande temor da vítima naquele momento. Apesar dela negar, era notável o grande temor que ela possuía em relação ao autor”, completou.
Encaminhado à Depac, Lucas responderá, a princípio, pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e também pela violência psicológica contra a pessoa idosa no âmbito da violência doméstica.