Aeroporto de Dourados é liberado para voos comerciais 

Por Adriano Moretto

Portaria publicada na edição desta quinta-feira (24/7) no Diário Oficial da União pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, reclassifica o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, e o coloca apto a operar a aviação comercial. Esta é mais uma etapa para a retomada dos voos através de companhias aéreas, suspensos desde maio de 2021 após fechamento do local para reforma da pista. 

O documento é assinado pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária substituto, Marcos Roberto Eurich, datado de 21 de julho. Agora, o aeródromo passa a ser considerado ‘AP-1’, termo utilizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) àqueles com movimentação anual inferior a 600 mil passageiros. 

Antes, o Francisco de Matos Pereira atuava na classificação AP-0, exclusivo para aviação geral, serviço de táxi aéreo e aviação comercial através de aeronaves particulares.

Conforme apurado pelo Dourados News, com essa nova classificação, companhias já podem começar a operar no local, porém, como medida de segurança, essas empresas preferem atuar apenas com a EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação e Tráfego Aéreo) – já licitada e em fase de implantação – homologada pelo DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

A Estação é essencial para contato entre o operador e o piloto da aeronave, onde são passadas condições meteorológicas e outras situações que auxiliam o tráfego aéreo. 

Com a retomada do funcionamento do aeroporto, a Latam já anunciou início das operações em Dourados com três voos semanais a partir do dia 8 de setembro e desde maio já comercializa passagens para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com conexões a diferentes destinos. 

A administração municipal ainda tem tentado atrair outras companhias a operarem na cidade. 

Em maio, o prefeito Marçal Filho (PSDB) esteve em São Paulo (SP) e conversou com executivos da Gol Linhas Aéreas e aposta no incentivo fiscal dado pelo Governo do Estado para fazer a empresa retornar a atender a demanda da região. 

Segurança

Na terça-feira (22/7), prefeitura e o 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados assinaram termo de convênio formalizando atuação da corporação nas atividades de salvamento, resgate e combate a incêndios no Francisco de Matos Pereira.

A medida era uma exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e também de empresas aéreas que operam com voos comerciais nos aeroportos brasileiros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *