Armas e outros objetos apreendidos durante a operação (Foto: Divulgação | PF)
PF e Receita Federal cumprem mandados em MS, PR e GO após apreensão de carga milionária escondida em caminhão frigorífico
- por Thiago Marques
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (28) a Operação Spectrum para desarticular uma organização criminosa especializada em descaminho e contrabando de produtos eletrônicos. Ao todo, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Dourados, além de diligências em outros dois estados.
As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários após a apreensão de cerca de 7 mil aparelhos eletrônicos, avaliados em aproximadamente R$ 7 milhões. A carga estava escondida em um compartimento oculto de um caminhão frigorífico que transportava carne, descoberta durante uma ação da Polícia Civil.
A apreensão ocorreu em 28 de abril do ano passado, quando policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira fiscalizavam uma empresa de processamento de carne suína às margens da BR-163. A abordagem foi motivada por denúncias de irregularidades em uma das cargas que sairia do local.
A partir do flagrante, a Polícia Federal aprofundou as apurações e identificou que o grupo utilizava cargas lícitas como fachada para transportar mercadorias contrabandeadas a diversos estados do país. Na ação desta quarta-feira, os agentes também apreenderam armas durante o cumprimento dos mandados.
Em Dourados, uma transportadora localizada na Vila Industrial está entre os alvos das buscas. As equipes também estiveram em um condomínio no Jardim Novo Horizonte e realizaram diligências nas cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Trindade (GO).
As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos, a rota completa do contrabando e o destino final das mercadorias.
